Comparativos Inusitados: Jaguar X-Type vs. Toyota SW4





Veja primeiramente os preços desses dois carros bastante luxuosos:

Jaguar X-Type: R$ 149 000
Toyota SW4: R$ 156 800

Estranhou o utilitário Toyota custar mais que um autêntico inglês (com peças do Ford Mondeo até 2006, é verdade)? É que o X-Type dará adeus ao mercado ainda este ano. E agora, compensa mais comprar um utilitário atual (e comum) ou ficar com um sedan de luxo quase inexistente pelas ruas (a não ser que você esteja num bairro rico)?

Vejamos:
{* = uma estrela, de cinco possíveis}
{% = meia estrela}

Design

X-Type: ****%
SW4: ***%

O Toyota SW4 é mais comum e não tem design tão elaborado.

Já o X-Type é belo e tem um quê de clássico nas suas linhas (apesar de ter sido lançado em 2001).



Conforto

X-Type: ****%
SW4: ****



O painel do X-Type não mente, é bastante bem-feito. O SW4 não deve nada para um carro de passeio, mas é inferior ao sedan de luxo.



Off-road

X-Type: **%
SW4: ****%

O X-Type tem tração 4WD, mas toma um banho do Toyota, que tem todas as medidas off-road bem melhores.



Circuito

X-Type: ****
SW4: ***

Para um utilitário, o SW4 é bom de fazer curva, mas não tão equilibrado quanto o Jaguar.

Custos

X-Type: **
SW4: **%

Para bancar um sedan inglês prestes a sair de linha, você gastará uma boa grana com seguro, combustível (apenas gasolina, claro), peças e manuntenção dignos de carro mais caro. O Toyota SW4, feita na Argentina, tem mais facilidade de peças disponíveis, mas o custo de peças e combustível também será elevado.

Custo-benefício

X-Type: ****
SW4: ****

O Jaguar X-Type é um carro que, apesar de receber um substituto ainda em 2010, conserva o estilo clássico da Jaguar adotado por boa parte dos anos 2000, além de ter conforto e equipamentos muito bons.



No Toyota SW4, tirando o centro de gravidade, você se sente em um confortável sedan, com equipamentos, espaço e comodidades. Os dois modelos, apesar de totalmente diferentes, assumem o compromisso de agradar os seus donos.

Comentários

Unknown disse…
O x type eh o ultimo carro da jaguar a manter o estilo aristocratico da marca, a jaguar agora perdeu a personalidade inglesa. enjaponesou vulgarmente falando.
Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse…
Ah esqueci de comentar que a estabilidade deste exemplar X type que ao meu ver superior ao também fora de linha S type, tem tração integral 4x4 de serie em todos os modelos lançados desde 2001, tanto na versão 2.5 v6 como na 3.0 v6. pois tenho um exemplar e estou muito satisfeito, alem de ser muito economico 7,8 litros na cidade e 12,5 na estrada.
Marco Fernando disse…
Vc quer comparar SUV DE LUXO COM SEDAN DE LUXO? '-' cara, vc pegou a SW4 básica também ¬¬
Fabiano Reis disse…
Concordo com o Marco. Que comparação foi essa? Que interiro é esse aí da SW4? Tenho uma 2010 com interior totalmene diferente.
Rodrigo Dias disse…
Qual a versão e ano do seu exemplar?