A morte de Wolfgang Sauer, o "Homem-VW"


Durante a década de 1970, a Volkswagen do Brasil estava em uma fase ainda voltada a veículos destinados ao mercado interno construídos com base no eterno Fusca (SP2, Variant, TL, entre outros) - e diversas mudanças ocorreram com a administração do executivo Wolfgang Sauer, nascido em 15 de março de 1930 em Sttutgart (Alemanha) e que naturalizou-se brasileiro, comandou a Bosch desde 1961 e assumiu a presidência da VW em 1973. Sob sua gestão foi adquirida a Chrysler do Brasil e da Argentina; foi construída a fábrica da VW em Taubaté (SP) e o Centro de Desenvolvimento de Produtos.

Na década de 1980, Sauer articulou a exportação do Passat para o Iraque em troca de barris de petróleo, em uma época que sentia reflexos da crise do "ouro negro". Também foram exportados para os Estados Unidos os modelos Voyage e Parati, com diversas alterações para atender às exigências locais e rebatizados de Fox (ao lado) e Fox Wagon, entre 1987 e 1993. De Sauer também partiram os planos da fusão de Volkswagen e Ford, gerando a Autolatina, joint-venture que perdurou até 1996, anos depois de ter deixado a presidência da marca.


Em 2012 foi lançada a biografia "O Homem Volkswagen" (Geração Editorial, 528 páginas), de autoria de Maria Lúcia Dureetto e com prefácio do ex-ministro Delfim Netto. Sauer esteve internado no hospital Sírio-Libanês desde 3 de março e morreu na segunda-feira (29), aos 83 anos.

Comentários