MINI revela nova geração do Cooper




Após meses de expectativas, a BMW apresenta a nova geração do MINI Cooper, o compacto produzido desde 1959 (no Brasil, é comercializado oficialmente desde 2009) e que alcançou grande sucesso. Apesar das feições do Cooper serem semelhantes à geração anterior, trata-se de uma nova geração, que foi ampliada em 9,8 centímetros no comprimento (ficando com 3,82 metros, ou 3,85 m na versão S), 2,8 cm na distância entre-eixos (agora, 2,49 m), 4,4 cm mais largo (1,73 metro de largura) e 7 milímetros mais alto (1,414 metro). Entre as novidades externas mais perceptíveis estão os faróis com LEDs circulares, a grade centralizada, as lanternas ampliadas e o alojamento da placa traseira mais arredondado. Seu coeficiente aerodinâmico é de 0.28 (quanto menor o número, melhor a aerodinâmica). O ano-modelo da nova geração do Cooper já é 2015.



A versão Cooper S (acima) é equipada com motor 2.0 quatro-cilindros movido a gasolina, que gera 192 cavalos. Com câmbio automático de seis marchas, o tempo de aceleração de 0 a 100 km/h é de 6,7 segundos, um décimo mais rápido que a versão manual, que por sua vez é 2 km/h mais rápido, chegando à velocidade máxima de 235 km/h. Seu nível de emissão de dióxido de carbono varia entre 122 e 136 gramas por quilômetro rodado, com consumo médio variando entre 17,2 e 19,2 km/l.

Há outras duas opções de motorização para o Cooper: 1.5 três-cilindros a gasolina de 136 cv (chega a 100 km/h partindo do zero em 7,8 segundos e alcança 210 km/h, equipado com câmbio automático) e três-cilindros diesel de 116 cavalos, com tempo de 0 a 100 km/h de 9,5 segundos, consumo médio de até 28,5 km/l e velocidade máxima de 205 km/h com câmbio manual.


O interior está completamente reformulado e abandona o velocímetro gigante, agora à frente do motorista, junto com o computador de bordo. Em seu lugar estão botões (pisca-alerta, comandos do rádio) e uma tela (de 4 ou 8,8 polegadas, dependendo da versão). As saídas de ar centrais agora são retangulares. O marcador de combustível é curioso: à parte no painel de instrumentos, é composto por seis barras que se iluminam ou apagam conforme a quantidade de combustível. Há head-up display, auxiliar de estacionamento, central multimídia MINI Connected, ajuste de modo de direção (Mid [padrão], Sport e Green), cartão SIM permanente para chamadas de emergência e MINI Teleservice, entre outros itens.


O porta-malas teve sua capacidade ampliada em consideráveis 55 litros, totalizando 211 L. 

A apresentação oficial do novo MINI Cooper ocorre no Salão de Los Angeles (EUA).



Comentários