Os detalhes do VW up! e dos carros mais aguardados para 2014


Na enquete com a lista das principais novidades a serem apresentadas no Brasil e no mundo, o carro mais esperado para 2014 é o Volkswagen up!, que será apresentado no Brasil na primeira semana de fevereiro, com design bastante similar ao europeu. A Volkswagen liberou no dia 24 o teaser ao lado que, se não mostra quase nada das linhas do up!, revela uma das mudanças que ele terá em relação ao modelo europeu: as luzes de pisca saem dos para-lamas dianteiros e serão posicionadas nos retrovisores, como nas versões mais caras de Gol e Fox.

O up! teve 18 votos, sendo 15 de visitantes do blog e outros três de integrantes do Grupo Auto REALIDADE no Facebook. O modelo certamente será o mais barato da VW no Brasil: o acabamento do europeu, com volante em couro e painel parcialmente colorido, deverá desaparecer (ou estar presente apenas nas versões mais caras). Algumas peças poderão ser substituídas pelas adotadas pelo Gol ou Fox, para reduzir custos e chegar a um preço de entrada de R$ 27 000. O VW Gol G4 dará adeus pouco antes da chegada do up! às concessionárias.


Na traseira, as principais modificações são a tampa do porta-malas (que será de aço para reduzir custos, enquanto na Europa a tampa é de vidro - escurecido na parte inferior) e o balanço traseiro, que será levemente alongado para acomodar melhor três passageiros no banco de trás e mais bagagem (no europeu, a capacidade é de 251 litros). Os vidros das janelas traseiras, que originalmente basculam, foram adaptados para subir e descer, com a adoção de uma vigia fixa.

O motor do up! já está pronto - é utilizado pelo Fox Bluemotion. Trata-se do 1.0 EA211 três cilindros, com bloco e cabeçote feitos em liga de alumínio, o que o deixa 24 quilos mais leve que o 1.0 quatro cilindros. A potência utilizando gasolina é de 75 cavalos, e com etanol, 82 cv. O sistema E-Flex dispensa o reservatório de partida a frio. No Fox, o motor garante aceleração de 0 a 100 km/h em 13,2 segundos, segundo a VW.


No vácuo do VW up! veio o Ka (com 17 votos: 14 de internautas e 3 do grupo no Facebook). O novo compacto terá poucas diferenças em relação ao protótipo revelado no mês de novembro em diversas partes do mundo. As diferenças do modelo de produção seriam o desenho interno dos faróis, o estilo das rodas e o acréscimo de detalhes, como antenas, logotipos, entre outros.

O interior do Ka Concept não está finalizado, mas pelos moldes dos carros-conceito, as formas serão parecidas com as do New Fiesta, porém com difusores de ar circulares e um "dock-station" para smartphones.

_____________________________________


O novo Corolla, que teve 15 votos (14 no blog e um no Facebook), será similar ao vendido em países da Europa, com visual mais pacato em relação ao norte-americano. É a primeira grande mudança no sedan da Toyota desde a reformulação de 2008. No exterior há três pacotes de equipamentos: Active, Prestige e Premium. A nova carroceria mede 4,62 metros de comprimento, 1,775 m de largura e 1,465 metro de altura. Os motores 1.8 e 2.0 deverão permanecer na nova geração do Corolla.



 ______________________________________


Em seguida, pelos votos dos internautas do blog, viria o Honda Fit, mas os cinco votos dos integrantes do grupo Auto REALIDADE (foi o carro mais votado por lá) alavancaram o Honda Civic Si Coupé como o quarto carro mais aguardado para o ano que vem, na opinião dos leitores (12 votos). Trata-se de uma reestilização mais radical no modelo que esteve no Salão de São Paulo em 2012. O cupê ganha rodas aro 18'' e um aerofólio fixo. O motor gera 205 hp, quatro a mais que o Si 2013.


_____________________________

Já o novo Honda Fit, que roda em testes em algumas cidades do Brasil, teve 11 indicações (10 no blog e uma no Facebook).

Veja o resultado de outros lançamentos aguardados para 2014:

Hyundai SUV baseado no HB20: 10 votos (9 no blog, um no Facebook)

Ford Mustang (ainda não revelado na época da pesquisa): 9 votos
Peugeot 2008, VW Jetta reestilizado, Toyota GT86: 9 votos

Renault Captur: 8 votos (7 no blog, um no Facebook)

VW Saveiro Cabine Dupla, Nissan Note, Peugeot 208 GTi: 7 votos (Saveiro: 6 votos no blog, um no Facebook)

Lamborghini Cabrera (nome especulado para o Huracán, ainda não revelado na época da pesquisa) 6 votos (4 no blog, 2 no Facebook)
Nissan March, Renault Sandero: 6 votos (5 no blog, um no Facebook)

Chery QQ, Porsche Macan, Volvo XC90: 5 votos 
QQ: 4 votos no blog, um voto no Facebook 
Macan: um voto no blog, 4 votos no Facebook
Audi A3 Sedan, BMW i3, BMW Série 4: 4 votos 

Mercedes-Benz CLA e Mercedes-Benz GLA: 3 votos 

Geely CG2 e Geely EC7: 1 voto 

Projeções (VW up!) | Júlio Max
Fotos | Divulgação


Comentários