Land Rover revela o Discovery Sport, substituto do Freelander


Após 17 anos de sucesso, batendo recorde de vendas em 2013, o Land Rover Freelander deixa de ser produzido - e em seu lugar, entra o Discovery Sport, que, apesar do nome, nada tem a ver com o atual Discovery 4. Explica-se: assim como ocorreu com os Range Rover (oferecidos nas carrocerias Evoque, Vogue e Sport), o nome Discovery também foi alçado à condição de "submarca", que dará origem a uma série de modelos. Além do Sport, haverá também o sucessor direto do Discovery 4, inspirado no Vision Concept revelado em abril deste ano (veja aqui)


A influência do Evoque em seu design é notável, mas com proporções que lembram as do antecessor. De seus 4,59 metros de comprimento, 2,74 metros são preenchidos pela distância entre-eixos. Sua lateral exibe uma coluna C original em formato de asa, que será aplicada também ao "Discovery 5". Já a traseira traz lanternas bipartidas, um tanto destoantes do conjunto.


Muitas das características internas do Range Rover Evoque também foram incorporadas à cabine do Discovery Sport, embora sem tantos requintes - afinal, seu preço será cerca de US$ 4000 inferior ao best-seller da Land Rover. O novo modelo, no entanto, traz como opcional a vantagem de oferecer sete assentos - em configuração 5 + 2, sendo os bancos da terceira fileira indicados para crianças. Nos modelos de 7 lugares estarão disponíveis seis entradas USB e quatro tomadas de 12 volts. A segunda fileira de bancos é reclinável e pode ser afastada para a frente ou para trás em até 16 centímetros.

Entre seus itens, se destacam: teto panorâmico, direção elétrica, Hill Descent Control (estabelece uma velocidade constante para descidas íngremes), DSC (controle dinâmico de estabilidade, que intervém no torque do motor e na frenagem individual de rodas para manter a trajetória do veículo), ETC (controle de tração), RSC (em curvas, freia as rodas externas para evitar capotamentos), airbags frontais, de cortina, para os joelhos e o tórax, ponto de acesso Wi-Fi, tela de 5 polegadas entre os instrumentos, sistema multimídia InControl com tela sensível ao toque de 8 polegadas com resolução 800 × 480 pixels, sistema de som com 10 ou 11 alto-falantes e interatividade com aplicativos e GPS em duas ou três dimensões.

O Land Rover Discovery Sport deverá ser apresentado no Salão de São Paulo (aberto ao publico entre 31 de outubro e 9 de novembro) e é forte candidato a ser produzido nacionalmente, no fim de 2015.


Comentários