Chevrolet Camaro chega à 6ª geração, com opção de motor 2.0


Alguns carros fazem tanto sucesso em todo o mundo que a concepção de sua próxima geração se torna um desafio: manter o estilo que o consagrou ou promover uma ruptura visual?

A Chevrolet, na sexta geração do Camaro, atualizou com precisão o design de seu cupê esportivo, adotando formas curvilíneas, mas sem abandonar o perfil musculoso, que era marca registrada desde os primórdios. Há 10 opções de cores para a carroceria e cinco combinações internas, garantindo mais possibilidades de personalização.

A aerodinâmica também foi aprimorada, com aproximadas 350 horas de testes em túneis de vento. Para arrematar, a carroceria está até 90 quilos mais leve e com rigidez torcional 28% maior - o que faz toda a diferença quando o assunto é performance.


A maior revolução está na adoção de um motor 2.0 Turbo (na onda do novo Ford Mustang, que conta com uma versão 2.3 EcoBoost, além dos tradicionais V6 e V8). No Chevrolet, o motor menor rende 275 horsepower e 40,8 kgfm de torque entre 3000 e 4500 rpm. O Camaro LT acelera junto com o novo Audi TT (de 0 a 100 km/h em menos de 6 segundos) e ainda consegue consumo digno de Onix: 12,7 km/l na estrada. E para reforçar sua verve mais tranquila, há o recurso de cancelamento de ruídos externos, mas ao ser equipado com o sistema de som Bose (opcional), é possível ajustar o "volume" do barulho de motor.


A versão LT pode receber o motor 3.6 V6 aspirado, também novo, com 335 HP e 39,3 kgfm de torque. A injeção de combustível é direta e, sem tanta pressão no pedal do acelerador, o motor tem automaticamente dois cilindros desativados.


O Camaro SS (versão vendida no Brasil) agora possui o motor 6.2 LT1 V8 do Corvette, que também traz o Active Fuel Management quando equipado com câmbio automático Hydra-Matic 8L90, com oito marchas e trocas sequenciais através de paddle-shifts. O rendimento é de 455 horsepower (contra 406 cavalos do modelo atual) e torque de 62,9 kgfm; tanto o V6 como o V8 trazem escapamento que geram som do motor mais grave.


Por dentro, o Camaro também foi repaginado: agora conta com quadro de instrumentos digital com dimensão diagonal de oito polegadas, MyLink com tela sensível ao toque de 8 polegadas, freio de estacionamento eletrônico (sanando a velha falha da geração anterior, que tinha freio de mão perto do banco do passageiro - uma herança do projeto, tocado em conjunto com a Holden australiana), que permitiu por em posição mais ergonômica os porta-copos, e iluminação com LEDs que pode assumir 24 cores


As vendas iniciam no fim de 2015, apenas nas versões LT e SS, com produção em Michigan (EUA).


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