Novo Audi TT chega ao Brasil partindo de R$ 209 990


A Audi apresenta nacionalmente o TT Coupé 2015, terceira geração do "Tourist Trophy", apresentado como carro-conceito no Salão de Frankfurt de 1995, lançado em 1998 e que estreou nova geração em 2006. Oferecido em duas versões, Attraction e Ambition, ambas contam com o motor 2.0 Turbo FSI, agora com 230 cavalos (acréscimo de 19 cv) e o câmbio S tronic com seis marchas e dupla embreagem. Os diferenciais do TT Ambition são: Rádio MMI Plus com GPS, ar-condicionado automático com visores integrados nos comandos, Audi Drive Select, Faróis Full LEDs, pacote de luzes internas e rodas de alumínio aro 19'' (a Attraction possui rodas aro 18'' e faróis de bi-xenônio).


Praticamente mantendo o comprimento do TT anterior (4,18 metros), o modelo 2015 cresceu 3,7 centímetros na distância entre-eixos (2,50 m); a largura é de 1,83 metro, e a altura, a mesma da geração anterior (1,35 metro). Sua linhas estão mais angulosas e horizontais, com a grade "Singleframe" que domina a área frontal e desapropriou as quatro argolas da Audi, agora sobre o capô. A tampa do tanque de combustível é um círculo cercado por parafusos, e a mangueira da bomba de gasolina agora entra diretamente no bocal do tanque.


Curiosamente, abre-se o porta-malas dando um toque no logotipo "TT". Na versão Ambition, as luzes de seta se "movimentam" e há um brake-light bem discreto, abaixo do aerofólio traseiro (que se abre automaticamente ao atingir 120 km/h). As duas versões trazem duas ponteiras de escapamento, redondas. Ao todo, a carroceria recebe cinco tipos de aço e três tipos de alumínio, incrementando a segurança e reduzindo o peso em cerca de 50 quilos, chegando a 1230 kg.


Internamente, o painel está mais limpo, já que o quadro de instrumentos e a tela MMI formam um conjunto só, o Audi Virtual Cockpit; além disso, os controles do sistema de ar-condicionado (automático, na versão Ambition) são integrados às saídas de ventilação - de estilo similar às turbinas dos aviões. Os bancos possuem apoios de cabeça integrados e estão em posição mais baixa do que no TT anterior. Multifuncional, o volante de base achatada possui comandos de navegação, telefone, rádio e mídia, além de shift paddles para trocas sequenciais de marcha. A título de curiosidade, o airbag do motorista ocupa 40% menos espaço.

Mantendo a tradicional configuração 2+2 (espaço para dois adultos e duas crianças), o TT traz porta-malas de 305 litros - 13 L mais do que anteriormente, podendo ser ampliado com o rebatimento dos bancos traseiros.


O Virtual Cockpit ostenta animações e gráficos, sendo exibido em dois modos: com velocímetro e conta-giros ficam em primeiro plano, ou com os instrumentos menores, para exibir menus e o mapa de GPS. Com resolução de 1440 x 540 pixels, a tela de 12,3 polegadas exibe, na borda inferior, informações com temperatura externa, relógio, quilometragem e sinais de advertência.

O motor 2.0 TFSI tem 230 cv de potência e 37,7 kgfm entre 1600 e 4300 rpm, utilizando injeções direta e indireta de combustível, além do acionamento de válvulas para ajustar o curso das válvulas de exaustão e o coletor de escapamento integrado ao cabeçote. Além do bom desempenho - aceleração de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos e velocidade máxima (limitada eletronicamente) de 250 km/h - o consumo também é bom: 9,9 km/l na cidade e 12,7 quilômetros por litro na estrada (que somada à emissão de gás carbônico de 123,8 gramas por quilômetro rodado, concedeu ao TT a classificação A pelo programa de etiquetagem veicular do Inmetro).

O TT conta com direção progressiva de série, Audi Drive Select (com modos comfort, dynamic e individual), discos de freios dianteiros ventilados, freio de estacionamento eletromecânico, controle eletrônico de estabilidade com desativação parcial ou total, sistema de som com potência de 155 watts e nove alto-falantes (como opcional há o Bang & Olufsen com amplificador com 14 canais e 12 alto-falantes com bordas de luminosidade ajustável), rádio MMI plus com GPS 3D, DVD Player, duas entradas para cartões de memória, Bluetooth, disco rígido com mémoria de cerca de 10 GB e comandos de voz, além de controlador de velocidade de cruzeiro com alerta visual de velocidade ultrapassada.

A versão manteve o preço do TT 2014 (R$ 209 990), enquanto o Ambition, sem opcionais, custa R$ 229 990.

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