Renault apresenta Kwid, novo compacto de entrada


Kwid, a princípio, era o nome do extravagante carro-conceito da Renault que surgiu no Salão de Nova Délhi (Índia) e chegou a ser apresentado no Salão de São Paulo, em 2014. A montadora agora apresenta o modelo de série, que pouco tem a ver com o conceito, mas carrega uma responsabilidade grande: ser o carro de entrada da marca em diversos países e, no Brasil, provavelmente suceder o cansado Clio, que é fabricado desde 1999 e hoje já não traz os diferenciais de acabamento e o design bem-acertado de outrora.



Os traços da frente e da lateral lembram o Sandero - a intenção, bem evidente nos sketches divulgados, era de dar ao Kwid uma robustez de utilitário (o vão-livre e de 180 milímetros), apesar das dimensões reduzidas (3,68 metros de comprimento e 1,58 m de largura). Há detalhes curiosos, como a luz de seta embutida no arco do para-lama dianteiro, os vincos fortes no teto e no capô e os detalhes na cor preta, típicos dos aventureiros urbanos (maçanetas, carcaças dos retrovisores externos, molduras dos para-lamas e dos para-choques).



O interior tem ar moderno, com centro do painel "saltado", sistema Media Nav com tela sensível ao toque de 7 polegasas, diretamente transplantado de Logan e Sandero, e o quadro de instrumentos digital com iluminação amarela, porém sem conta-giros. Nichos nas portas, no console e à frente do passageiro permitem a colocação dos objetos do cotidiano. Não há reaproveitamento de peças do velho Clio, mas os cortes de custos são evidentes: os comandos dos vidros elétricos ficam ao centro e, ao lado direito deles, há um círculo vazio. As portas são inteiramente de plástico preto e no modelo das imagens não há airbags.

Detalhes adicionais não foram divulgados; o Kwid será apresentado primeiramente na Índia e, por ser um carro global baseado em uma nova plataforma que será compartilhada entre a Renault e a Nissan (e aproveitando a onda de sucesso dos utilitários esportivos), este modelo tem tudo para ser fabricado no Brasil.




Comentários