Ford Focus sopra 15 velinhas no Brasil


A Ford celebra 15 anos da chegada ao Brasil dos Focus Hatchback e Sedan, linha de médios que chegou para substituir o longevo Escort - que só sairia de linha por definitivo em 2003 - e até hoje é um dos modelos mais vendidos no segmento de hatches médios. De outubro de 2000 até o mês passado, foram aproximadamente 350 mil unidades comercializadas no País.


O Focus chegou ao Brasil importado da Argentina em outubro de 2000, com motores Zetec Rocam 1.8 e 2.0 e câmbio manual de cinco marchas. Na versão Ghia, trazia freios ABS e airbags de série na versão Ghia, (opcionais nas demais versões). O tricampeão de Fórmula 1 Jackie Stewart prestou consultoria no acerto de suspensão e direção.


Em 2002, no Salão do Automóvel de São Paulo, foi apresentado o Focus XR 2.0, limitado a 360 unidades. Nos idos de 2003, houve a primeira reestilização, que incluía faróis de dupla parábola com piscas integrados (antes ficavam no para-choque) e borrachões pela carroceria. Àquela altura eram oferecidos requintes como câmbio automático, teto solar elétrico e bancos de couro. O motor 1.8 foi substituído pelo 1.6. No ano de 2005, veio o 2.0 Duratec, que curiosamente tinha diferentes potências de acordo com a transmissão: 140 cavalos no modelo automático e 147 cv no manual. O flex-fuel viria apenas em 2007, e apenas para o motor 1.6.


Em 2008 chegou o Focus de segunda geração, que chegou menos de um ano após sua comercialização na Europa. Primeiro veio o motor 2.0 16v (só a gasolina), de 145 cv; em 2010 chegaram os 1.6 Sigma e 2.0 Flex. O modelo Ghia ostentava partida por botão, ar-condicionado automático de duas zonas, câmbio automático com trocas sequenciais e comando de voz para áudio, ar-condicionado e telefone. Em 2011, a versão topo de linha Titanium substituiu a Ghia, trazendo ainda faróis direcionáveis, sensor de chuva, retrovisor interno eletrocrômico e porta-luvas climatizado.


A terceira geração lançada no final de 2013 trouxe o propulsor 2.0 Duratec Direct Flex de injeção direta, de 178/175 cavalos, e 1.6 Sigma Ti-VCT Flex, de 135/131 cv (etanol e gasolina, nesta ordem), com partida a frio sem reservatório de partida a frio. O câmbio automático de 4 marchas foi substituído pelo PowerShift automatizado de dupla embreagem com 6 marchas. O novo modelo também trazia sistema SYNC com tela sensível ao toque de 8 polegadas, seis airbags, estacionamento automático, faróis de xenônio e câmera de ré. Naquele ano, o Focus recebeu 5 estrelas de proteção a passageiros adultos nos crash-tests realizados pelo Latin NCAP.


Atualmente, o Focus está em dia com seus homônimos na Europa, Estados Unidos, Ásia e outros mercados, com novo design e recursos como assistente que aciona os freios automaticamente quando detecta uma possível colisão em baixa velocidade, estacionamento automático em vagas paralelas e perpendiculares, e faróis adaptativos que ajustam os fachos dependendo da velocidade e manobra. Os fãs, porém, não perdoam a qualidade do acabamento interno e os relatos de problemas apresentados pelo câmbio PowerShift.

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